Cidades

Após incêndio, prédio da UFRJ tem andares interditados no Rio

Imagem ilustrativa da imagem Após incêndio, prédio da UFRJ tem andares interditados no Rio
|  Foto: Foto: Karina Cruz
Curto Circuito em aparelho de ar-condicionado causou incidente. Foto: Karina Cruz

Após um incêndio no prédio da reitoria da UFRJ, na Ilha do Fundão, na Zona Norte do Rio, na última terça-feira (20), três andares do imóvel serão interditados por precaução, informou a unidade em nota divulgada nesta quarta-feira (21).

Após uma vistoria preliminar no prédio Jorge Machado Moreira, o coordenador de Projetos Contra Incêndios da Universidade, Roberto Machado, informou que apenas por precaução e por orientação da Defesa Civil, os três primeiros andares da ala leste da edificação serão interditados. No local funcionava a sala da Procuradoria Federal da universidade.

Uma sindicância vai apurar as causas do incidente. De acordo com Machado, a interdição tem o objetivo de preservar o ambiente periciado pela Polícia Federal e facilitar a avaliação das perdas no local.

“Acreditamos que apenas houve perdas com material de escritório. Nenhum pilar ou viga foi comprometido”, ressaltou ele, que é professor da Escola Politécnica.

Machado destacou ainda que está em tramitação no Corpo de Bombeiros o projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico para a edificação, elaborado pela Coordenação de Projetos de Combate a Incêndio do Escritório Técnico da Universidade (CPCI/ETU).

Nos próximos dias, a Procuradoria Federal da UFRJ vai avaliar o que foi possivelmente perdido, mas grande parte dos dados e informações está preservada nos sistemas informatizados da Universidade.

A UFRJ já havia investido mais de 5 milhões de reais com reparos da estrutura, instalações hidrossanitárias, cobertura e impermeabilizações dos últimos três andares do prédio Jorge Machado Moreira, que sofrera com outro incêndio em outubro de 2016. Na ocasião, o oitavo andar da edificação, onde ficava a Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6), foi o principal atingido.

O fogo se alastrou rapidamente e só foi controlado com a chegada do Corpo de Bombeiros. Em decorrência do incêndio, os escritórios da Reitoria e das pró-reitorias foram deslocados para outras áreas da Cidade Universitária.

< Vacinação é suspensa pela segunda vez em Niterói Influenciadora digital e namorado são encontrados mortos <